quarta-feira, 2 de maio de 2012

Beber água auxilia no equilíbrio do peso corporal

Em 2010 foi publicada uma interessante revisão sobre os efeitos da ingestão de água no controle de peso. Os resultados mostraram que beber água resulta numa ingestão menor de calorias e maiores taxas de oxidação de gordura quando comparado a outras bebidas. O leitor aqui vai se perguntar: então água emagrece?! A resposta é: sim!

Não quer dizer que a água tenha um componente mágico e emagrecedor. Ao beber mais água, o indivíduo deixa de consumir bebidas calóricas como sucos, chás e refrigerantes adoçados. Mesmo que essas bebidas tenham um índice glicêmico considerado baixo, podem fornecer em torno de 120 a 200 kcal/por porção e essa quantidade de açúcar eleva a concentração de insulina, resultando momentaneamente na diminuição da queima de gordura.

O consumo de refrigerantes do tipo “cola”, sucos e leite pode agregar 10 a 15% a mais de calorias numa refeição quando comparados a beber água, refrigerante diet ou não beber nada. Estratégias como ensinar e estimular as crianças a beber água durante o dia nas escolas resultaram numa manutenção do IMC, quando comparados ao grupo de crianças que não recebeu esse estímulo.

Ainda faltam dados sobre intervenções randomizadas e a longo prazo sobre o efeito da ingestão hídrica na perda de peso e prevenção da obesidade em crianças e adultos, mas pode-se dizer que há fortes evidências para recomendar o aumento no consumo de água para o controle do peso.

Fonte: Nutrition Today, através do site http://www.meunutricionista.com.br/noticias.exibir.php?id=2770 em 07/03/2012