quinta-feira, 27 de junho de 2013

Faça seu próprio Kit de Limpeza não-tóxico!!

Os mais modernos produtos de limpeza sintéticos são baseados em fórmulas antigas que usam ingredientes naturais que foram passadas através das gerações, porque a química  deles estava certa. Uma forma de se fazer produtos que funcionam, é voltar ao original, oriundos de ingredientes de origem natural, que não poluem e ainda poupam seu dinheiro. A maioria dos ingredientes são encontrados em seus armários de cozinha. Basta misturar e combinar os ingredientes corretos, que você encontra em lojas de produtos naturais, e você pode facilmente e simplesmente transformar sua casa em um refúgio não-tóxico e saudável.

A limpeza não-tóxica pode lhe dar um profundo sentimento de satisfação em saber que a saúde da sua família está protegida, e que sua casa é um lugar para seus corpos descansarem e se recuperarem ao invés de promover danos a saúde.

Ao fazer seu próprio kit de limpeza não-tóxico, você não gastará tanto tempo e seguindo as receitas simples abaixo,  você terá com este Kit produtos suficientes para meses de limpeza.

Então mão na massa

Do que você vai precisar (lista de compras):
- Bicarbonato de sódio 
- Vinagre branco destilado 
- Um bom sabonete líquido ou detergente 
- Óleo essencial deTea Tree (melaleuca) 
- 6 frascos de spray (limpos)
- 2 frascos de vidro com tampa
A ainda:
- Glicerina vegetal

- Limão
- Outros óleos essenciais

Fórmulas não-tóxixas

1.PASTA CREMOSA
Despeje 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em uma tigela e adicione detergente líquido suficiente para fazer uma textura semelhante a um sorvete em massa. Retire-se a mistura com uma esponja, e lavar a superfície. Esta é a receita perfeita para a limpeza de banheiros (e banheiras) porque enxágua facilmente e não deixa o grânulos.
Nota: Adicione 1 colher de chá de glicerina vegetal à mistura e guarde em um pote de vidro fechado, para manter a umidade do produto. Caso contrário, basta fazer tanto quanto você precisa de cada vez.



2. LIMPADOR DE JANELAS
1/4-1/2 colher de chá de detergente líquido 


3 colheres de sopa de vinagre

2 xícaras de água do frasco spray (borrifador)

Coloque todos os ingredientes em um borrifador, agite-o um pouco, e use como se fosse uma marca comercial. O sabão nesta receita é importante. Ela corta o resíduo de cera das marcas comerciais que você pode ter usado no passado.



3. LIMPADOR DE FOGÃO
1 xícara ou mais de bicarbonato de sódio 
Água 

1 ou 2 esguichadinhas de detergente líquido

Borrife água generosamente sobre a parte inferior do forno, cubra a sujeira com bicarbonato de sódio suficiente para que a superfície fique totalmente branca. Borrife um pouco mais de água por cima. Deixe a mistura agir durante a noite. Você pode facilmente limpar a "pasta' na manhã seguinte porque a sujeira vai ter amolecido. Quando você tiver limpado o grosso da sujeira, coloque um pouco de detergente líquido ou sabão em uma esponja, e retire o resto do resíduo (ou sujeira leve) restante do forno. 
Se esta receita não funcionar para você provavelmente é porque você não usou bicarbonato ou água suficiente.
4. SPRAY DE LIMPEZA para todos os fins
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio 


um pouco de sabão líquido 

2 xícaras de água quente

algumas gotas de óleo essencial de Tea Tree
Combine os ingredientes em um frasco spray e agite até que o bicarbonato de sódio se dissolva. Aplique e limpe com uma esponja ou pano.



5. LUSTRA MÓVEIS
1/2 colher de chá de óleo, como o de oliva (ou jojoba, ou uma cera líquida) 


1/4 de xícara de vinagre ou suco de limão 

Misture os ingredientes em uma jarra de vidro. Umedeça um pano macio na solução e passe nas superfícies de madeira. Tampar o recipiente de vidro e armazenar indefinidamente.



6. DESINFETANTE DE VINAGRE
Mantenha uma garrafa  spray limpa cheia de vinagre puro, diluído a 5% em sua cozinha perto de sua tábua de corte e em seu banheiro e use-o para a limpeza. Pulverize o vinagre tábua de corte antes de ir para a cama à noite, sem lavar, mas deixe agindo durante a noite. O aroma de vinagre dissipa dentro de algumas horas. O spray de vinagre  também é ótimo para a tampa da privada. Apenas borrife e depois limpe.




7. MATADOR DE MOFOS E BOLORES - "Poção de Tea Tree"
Nada  natural funciona mais contra mofos e bolores, tão bem como este spray. Talvez o  óleo essencial de Tea Tree seja um pouco caro, para utilizar em produtos de limpeza, porém bastam pequenas quantidades para sua eficácia.
Nota: o cheiro do óleo da árvore do chá é muito forte, mas vai dissipar em poucos dias.
Eu tenho usado com sucesso em um teto mofado de um telhado de escape, em um bureau de mofo, um tapete mofado, e uma cortina de chuveiro mofado. Óleo da árvore do chá é caro, mas um pouco vai um longo caminho. 
2 colheres de chá de óleo essencial de Tea Tree
2 xícaras de água

Coloque em um frasco spray, agite para misturar, e borrife em áreas problemáticas. Não enxágue. Rende duas xícaras.
Vinagre supostamente mata 82% do mofo. Despeje um pouco de vinagre branco em um frasco spray, borrife sobre a área mofada, e deixe sem enxaguar.  Se quiser, pode adicionar a poção de Tea Tree junto. O cheiro é forte, porém, se dissipará em poucas horas.

Este texto foi traduzido, clique aqui para ler o original.


Espero que tenham gostado e percebam o quão gostoso 
é voltar ao natural e aos poucos se desapegar das coisas que nos intoxicam!
((♥))

Nenhum comentário: