segunda-feira, 28 de abril de 2014

Cuscuz de quinua com legumes


Ingredientes:

- 1oog de quinua
-  1 cebola pequena
- 1 punhado de vagem
- 1 cenoura média
- 1 tomate
- 8 tomatinhos cereja, para decorar
- azeite
- salsinha, cebolinha e gergelim pra finalizar

Preparo:
Em uma panela coloque a quinua e cozinhe até ficar durinha.
Em outra panela, doure a cebola em um fio de azeite e acrescente a vagem, a cenoura e o tomate, cortados em cubinhos.

Acrescente a quinua, misture e tempere a gosto.
Para finalizar, decore com tomate cereja cortados ao meio, a salsinha, cebolinha e gergelim.


Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!
Alimente uma vida mais saudável
((♥))

terça-feira, 22 de abril de 2014

Mousse funcional de abacate com cacau


Ingredientes:
- 1 abacate
- 2 colheres (sobremesas) de cacau em pó bem cheias
- 3 colheres (sobremesa) de mel
- 5 castanhas do Pará trituradas
- umas gotinhas de limão

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador.
Reservar uma castanha do Pará para jogar por cima.
Deixar na geladeira por uns 30 minutinhos e está pronto

Bon appetit!


Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 10 minutos

Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!

Alimente uma vida mais saudável
((♥))

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Docinho de damasco com coco

Receita supimpa pra quem quer dar uma aliviada na busca por doces...

Docinho de damasco com coco

Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de damasco seco
- suco de 2 laranjas lima
- 1 colher (chá) de gengibre em pó
- 3 colheres (sopa) de coco ralado grosso, para enrolar

Preparo:
Cozinhe os damasco no caldo das laranjas por 1- minutos, até que fiquem bem molinhos.
Desligue o fogo. Espere esfriar um pouco e bata rapidamente no liquidificador, apenas para dar uma esmigalhada no damasco.
Volte o damasco para a panela desligada. Acrescente o gengibre e mexa bem com as mãos (faça isso quando a temperatura estiver baixa o suficiente para não se queimar). Deixa a mistura homogênea.
Unte as mãos com óleo de coco e molde as bolinhas. Passe uma a uma no coco ralada e cubra totalmente as bolinhas.
Leve a geladeira!
Rende 10 bolinhas.


Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!
Alimente uma vida mais saudável
((♥))

domingo, 20 de abril de 2014

Receita de bolo de caneca SEM GLUTEN

Bolinho de caneca!
[Receita glúten free]

Ingredientes:
2 col (sopa) de quinua em flocos;
1 col (sopa cheia) de cacau em pó;
2 col (sopa) de açúcar demerara;
1 col (café) de canela em pó
4 col (sopa) de leite => pode usar leite de arroz ou outro;
1 clara;
1 col (café) de fermento em pó

Preparo:
Coloca tudo numa vasilha, mexe bem até ficar homogêneo.
Transfere pra uma cabeça grande e leva em potência alta no microondas por 1 minuto!

Para a caldinha: 1 col (sopa) de manteiga sem açúcar com 1 col (café) de cacau em pó. Põe uns 30seg no micro só pra derreter, mexe e coloca por cima do bolinho!!


Delicie-se!


Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!

Alimente uma vida mais saudável
((♥))

terça-feira, 15 de abril de 2014

Conheça o Food Revolution de Jamie Oliver

Cook it. Share it. Live it. Essa é a defesa do Food Revolution Day, um movimento criado pelo chef Jamie Oliver, que resumidamente busca reconectar as pessoas através de sua alimentação, educando, capacitando e inspirando pessoas a conhecerem melhor seus alimentos, e dessa maneira ter o controle sobre sua alimentação.
Sempre motivado a extrair o melhor dos alimentos, Jamie Oliver já publicou diversos livros mostrando de maneira simples e objetiva como qualquer pessoa pode dar um “upgrade” em seus pratos.
Na verdade, ele busca e acredita que uma alimentação melhor, começa a partir do conhecimento das ferramentas da cozinha e principalmente do respeito e entendimento do alimento. Conhecendo um pouco da história de Jamie, é possível entender que todo esse movimento sempre acompanhou o grande chef em sua formação e trajetória.

Quem é Jamie Oliver

Conhecido por utilizar alimentos naturais e orgânicos em suas preparações e por seu trabalho recente em mudar hábitos alimentares nas escolas britânicas, James Trevor Oliver nasceu em 27 de maio de 1975 em uma vila chamada Clavering, ao noroeste de Essex na Inglaterra. Clavering fica a 15 quilometros de Londres e seu nome quer dizer “local onde crescem trevos”.
Jamie Oliver
James Trevor Oliver ou como é mais conhecido Jamie Oliver, se interessou desde cedo pelo mundo da alimentação e gastronomia, muito influenciado por seus pais – Trevor e Sally – que comandavam o restaurante The Cricketers em Essex. Aos 16 anos, Jamie terminou seus estudos no Westminster Catering College, em Londres.
Sua história com a televisão começou logo depois de participar de um documentário sobre café, aonde sua participação e desenvoltura chamou a atenção dos produtores da TV que prontamente o convidaram para ter seu próprio programa: o The Naked Chef.
O programa buscava descontruir as preparações e mostrar como qualquer pessoa pode fazer suas preparações como um verdadeiro chef em sua própria casa. O programa também virou um livro, e depois mais um, e hoje Jamie já tem um série de livros publicados.
Em 2010, Jamie Oliver inicia o seu primeiro desafio em um programa de televisão diário chamado “30 minute meal”, que vai ao ar todos os dias 5:30h da tarde. Como não poderia ser diferente, o programa gerou um livro no mesmo ano.
O livro bateu recorde de vendas e foi o livro que se tornou best-seller mais rápido de todos os tempos na Inglaterra, vendendo mais de um milhão de cópias até o natal do mesmo ano. O programa ganhou o prêmio “Best Food Show” por escolha da audiência, em 2011.
Livros do chef Jamie Oliver

O que é o Food Revolution?

Sempre buscando encontrar novas maneiras de combater a obesidade e mudar os hábitos alimentares das pessoas, para que assim vivam mais e melhor, Jamie Oliver teve um premiado programa de tv o Jamie Oliver’s Food Revolution, rebatizado posteriormente como Jamie’s American Food Revolution.
Essa revolução alimentar começou a “fervilhar” dentro de Jamie que novamente rebatiza seu programa como Do something (Faça alguma coisa), e expande o foco para promover a alimentação saudável e melhoria da alimentação em escolas públicas.
O Food Revolution é um movimento que busca capacitar e inspirar todas as pessoas do mundo a selecionar melhor os seus alimentos – e o que estão comendo – , redescobrindo o prazer de cozinhar e reconectando pessoas  com os alimentos, para que entendam que uma vida mais longa e melhor, depende de novos hábitos.
Em fevereiro de 2010, Jamie foi convidado a falar do seu projeto no TED Talks e tudo o que acreditava em sua revolução alimentar para as pessoas.
Food Revolution Day - Jamie Oliver no TED Talk
Entre exemplos de vida e muita emoção que Jamie Oliver abriu seu coração para o mundo sobre suas razões para lutar por uma melhor formação das pessoas em relação a alimentação saudável. “Muito se fala em obesidade, mas não existe um programa de conscientização alimentar.” diz Jamie. Muitos amigos e fãs participaram no telão, dando seu depoimento e ajudando Jamie a contar sua história.
Sua história é emocionante, mas nada foi tão impactante como ver um carrinho de mão carregado de açúcar sendo despejado no chão e formando a montanha do que nós consumimos. Como ele mesmo ressaltou, é preciso conhecer, entender e respeitar a comida.

Food Revolution Day no Brasil

O objetivo principal desse dia é levar o movimento de slow food para o máximo de pessoas possíveis, mostrando que é preciso cozinhar, compartilhar e vivenciar o seu alimento. Dentre as ações diversas, muitos workshops e cursos de gastronomia buscando capacitar pessoas no manuseio de alimentos e conscientizar a população da importância do conhecimento das propriedades do alimento e do que está se consumindo atualmente. As ações incluem também uma grande divulgação de toda a blogosfera que fala sobre alimentação saudável e assuntos relacionados.
Sabemos que o dia-a-dia corrido das grandes metrópoles, aliado ao alto custo dos alimentos orgânicos e a praticidade do junk food, são os maiores problemas a serem enfrentados, mas com certeza o conhecimento pode abrir novas portas para que as pessoas entendam a real importância que uma boa alimentação tem no seu organismo.
Food Revolution Day Brasil
 Fonte aqui

Eu Patricia, estou participando de um treinamento para dar fornecer orientação com embasamento científico e de qualidade à população em relação ao FOOD REVOLUTION DAY.
E a minha contribuição para este dia será aqui neste blog, com posts educacionais sobre alimentação.
A partir da semana que vem, teremos uma nova postagem por semana em prol do FOOD REVOLUTION DAY!

"Porque conhecimento a mais nunca é demais!"
Alimente uma vida mais saudável((♥))

sábado, 12 de abril de 2014

Mingau de aveia com leite de amêndoas


Ingredientes:
- 1 copo de aveia em flocos
- 3 copos de leite de amêndoas (aprenda a receita do leite de amêndoas caseiro)
- 1 copo de água
- ½ copo de coco ralado
- 1/3 copo de castanha picada
1-  pitada de cravo em pó
- 2 paus de canela
Para enfeitar: goji berry, canela em pó, castanha do caju torrada picada, mel ou caldo de cana (opcional)


Modo de preparo: 
Coloque a aveia, cravo e canela em uma panela em fogo alto. Adicione a água e o leite. Deixe ferver. 
Adicione o sal, abaixe o fogo e cozinhe por 15min. Mexa com frequência para evitar que a aveia grude no fundo da panela. Quando o mingau estiver pronto, adicione as nozes e o coco. Mexa bem e decore com goji berry, canela e castanha do caju torrada. Pode servir com uma colher de mel ou melado de cana. 



Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!

Alimente uma vida mais saudável
((♥))

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Barrinha de cereal caseira

Pessoal, OI!



Essa semana fui no Mercado da Lapa (que tem aqui em SP) e fiz uma mega compra de ingredientes para testar umas receitinhas...



Aqui do ladinho ========>
tá a foto de tudo o que eu comprei:
Mel, mix de castanhas, mix de frutas secas, castanha do Pará, castanha de cajú, amêndoas, damasco, coco ralado, gengibre em pó, cravo, canela em pau, anis estrelado, tâmaras, semente de abóbora, semente de girassol, agar agar, tribulus terrestris, ginko biloba, gojiberry, flor de hibisco e farinha de tapioca...

UFA!!! rsrs



A primeira receita que eu fiz foi a Barrinha, do título da postagem, segue a receita

Barrinha de cereal caseira
Ingredientes:
- ¼  copo de amêndoas torradas
- ¼ copo de castanhas do pará
- ¼ copo de castanha do caju torradas
- 1/3 copo de pasta de amendoim
- 2 colheres (sopa) de água
- 12 tâmaras sem caroço
- 1 colher (sopa) de semente de abóbora sem casca torrada
- 2 colheres (sopa) de goji berry (pode ser substituída por passas)



Modo de Preparo:

Coloque as tâmaras na água e deixe de molho por no mínimo 10 minutos. 
Bata no processador a pasta de amendoim, as tâmaras e a água. Não precisa bater muito, para que ela fique com uns pedaços grossos. Reserve. 

Bata as castanhas do caju, as amêndoas e as castanha do pará. Junte todos os ingredientes triturados em uma tigela. 

Acrescente a goji berry e a semente de abóbora. 





Coloque em uma assadeira moldando com as mãos. Levar para a geladeira por no mínimo 1h.

Depois é só cortar em tirinhas e se deliciar!
Ela fica assim, ó  ================>>

Fonte: Programa Bela Cozinha





Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!
Alimente uma vida mais saudável

((♥))

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Câncer de intestino X Alimentação!Muito bom para os que acham que crianças sem doces cheios de corantes vão ficar traumatizadas! Tadinhas ...

Parte da entrevista do Dr Dráuzio Varela à Dra. Angelita Habr Gama, muito interessante quanto ao assunto Câncer de intestino X Alimentação!




Drauzio – Já citamos a idade e os fatores genéticos nos casos de câncer de cólon. E a alimentação?

Angelita Habr Gama – O câncer de intestino têm fatores de risco genéticos hereditários e genéticos ambientais. Neste último grupo, os fatores dietéticos são muito importantes. Alimentação rica em gordura animal, pobre em fibra e rica em corantes favorece a incidência desse tipo de câncer. Gosto de citar os corantes, porque são elementos que poderiam ser eliminados sem prejuízo, principalmente no Brasil onde existem pigmentos naturais que colorem os alimentos. Corantes são fator de risco, porque liberam nitrosaminas no intestino, substâncias reconhecidamente carcinogênicas. Se prestarmos atenção, veremos que atualmente as crianças ingerem uma quantidade enorme de corantes nos doces, balas, pirulitos. Na verdade, até o algodão doce não é mais branco. É verde, cor-de-rosa…


Angelita Habr Gama é médica, especialista em coloproctologia e gastrenterologia, professora da Universidade de São Paulo e trabalha nos hospitais Oswaldo Cruz e Beneficência Portuguesa.

Isso  é muito bom para aqueles que acham que se não derem doces cheios de corantes às crianças elas vão ficar traumatizadas!


Alguns dos aditivos alimentares que colorem produtos industrializados podem até não ser tão nocivos, mas existe atualmente uma pressão maior sobre os fabricantes para utilizarem substâncias corantes provenientes de plantas, ao invés de elementos quimicos sintéticos, potencialmente lesivos.
É importante salientar que alguns pesquisadores renomados do Estado da California estão fazendo uma pressão forte para que muitos dos corantes não naturais sejam banidos do mercado, demonstrando casos clínicos de crianças que apresentaram graves manifestações clínicas. Muitos dos corantes já foram banidos em vários paises da Europa mas, como em outros exemplos bem conhecidos, existe uma força quase indestrutível do poder econômico que não quer saber o que é bom para a saúde, mas, sim, para seus bolsos. Com isso, o FDA continua rejeitando muitas das queixas referentes aos corantes alimentares no que diz respeito à saude das pessoas, mesmo com os clamores de importantes cientistas.

sábado, 5 de abril de 2014

[IN] DIGESTÃO

Hoje em dia com o mundo louco em que vivemos, sempre escuto dos meus clientes que "não possuem muito tempo para se alimentarem". Por conta disso acabam comendo super rápido, junto com um refrigerante u suco, que na verdade serve para empurrar o alimento pra dentro, como se fosse um comprimido...

E olha só que interessante, são geralmente essas mesmas pessoas que relatam ter problemas de má digestão ou um quadro de azia ou refluxo ou algum outro desconforto proveniente da má digestão...que as vezes simplesmente pode ser resolvidos por hábitos simples!

Se você se enquadrou no perfil citado, saiba como melhorar esse desconforto:

A digestão é um processo fisiológico que ocorre dentro do nosso corpo. Ela converte em moléculas pequenas os nutrientes dos alimentos, que estão contidos em moléculas grandes. Para isso, os alimentos sofrem uma série de modificações físicas e químicas até serem reduzidos de tal modo que possam ser absorvidos pelo trato digestório e aí sim passam para a corrente sanguínea.

É na boca que os alimentos começam a ser reduzidos por meio da mastigação com o auxílio da saliva. Uma boa mastigação facilita a digestão e impede que o estômago receba pedaços grandes de alimentos; se isso ocorrer, haverá maior produção de suco gástrico e o processo digestório irá demorar mais.

Evite problemas digestivos, com uma rotina muito simples:
- Mantenha uma postura ereta durante as refeições e evite se deitar logo após alimentar-se;
- Coma em um local calmo e silencioso e concentre-se na refeição que está à sua frente;
- Para facilitar a digestão, evite alimentos gordurosos, ácidos, frituras e bebidas gasosas ou alcoólicas;
-Os líquidos devem ser ingeridos 30 minutos antes da refeição ou 1h30 depois, pois eles diminuem a concentração do ácido clorídrico no estômago, dificultando a digestão;
- Tenha o costume de mastigar bem os alimentos antes de os engolir. Existe um provérbio que fala “devemos mastigar os líquidos e beber os sólidos”


Alimente uma vida mais saudável
((♥))

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Receita de Leite e Patê de Amêndoas

Esta receita é super prática e fácil (coisas que vocês já bem sabem que eu ADOOORO).
O leite de amêndoas pode ser usado em substituição do leite de vaca para os intolerantes à lactose ou até mesmo os veganos (que não consomem nada oriundo de animais).

Com este leite você  pode usar em vitaminas, receitas de bolo, com granola e aonde mais sua imaginação e fome levarem! 


Modo de Preparo:

Deixe 1 xícara (chá) de amêndoas de molho em 1L de água na geladeira por 8hrs [faça isso durante a noite]
Depois, escorra a água e bata em liqüidificador com 1 litro de água filtrada. Coe bem, de preferência com um tecido tipo vuol. E PRONTO!!

Difícil, né? rsrs





E não é só isso!
...sabe aquele resíduo que sobrou na peneira ou vuol?? NÃO JOGUE FORA!!



Ele serve de base para o Patê de amêndoas


Ingredientes e preparo:
1 xícara de massa de amêndoas (que é o conteúdo exato que sobra da receita acima, não é o máximo?)
1/2 xícara de suco de limão orgânico
3 colheres de sopa de azeite extra virgem
1 cebola orgânica picada
Sal marinho a gosto 
1 xícara de água gelada


Bate tudo no liquidificador até conseguir uma massa cremosa. Pronto aí está seu patê. Não é fácil?

Essa receita do patê eu peguei do Blog da querida Nadia Cozzi


Ser saudável é uma questão de escolhas, não de restrições!
Alimente uma vida mais saudável
((♥))

terça-feira, 1 de abril de 2014

Safra dos Alimentos - Mês de Abril

Safra é o período de preparo do solo até a colheita de determinados alimentos, ou seja, é a época que o alimento mais produz. O plantio e a colheita na época certa proporcionam aumento da produtividade e melhoria considerável na qualidade do alimento.

Atualmente, com o desenvolvimento de novas técnicas agrícolas, foi possível realizar o cultivo de alimentos fora da época da safra padrão. Dessa forma, podem-se encontrar praticamente todas as frutas, verduras e legumes a qualquer época do ano.


Apesar da facilidade em se obter diferentes tipos de hortifrútis ao longo do ano, vale lembrar que alguns vegetais, se estiverem fora do período de safra, acabam sendo inferiores do ponto de vista nutricional e geralmente apresentam preços mais elevados. Por isso, é muito importante saber a época certa das safras, pois os alimentos “da época” tendem a serem mais nutritivos, os preços encontram-se reduzidos e o cardápio torna-se mais variado, com alimentos mais saborosos e frescos.



Lembre-se: leve essa listinha quando for ao supermercado ou feira!